INCLUSÃO SOCIAL

Museu Aeroespacial realiza ação especial em comemoração ao Abril Azul

O evento contou com diversas atividades inclusivas
Publicada em: 25/04/2024 15:03
Imprimir
Fonte: MUSAL, por Tenente Rafaela Alves
Edição: Agência Força Aérea

Como parte das ações em prol da acessibilidade, inclusão e educação, a Força Aérea Brasileira (FAB) por intermédio do Museu Aeroespacial (MUSAL) realizou diversas atividades em comemoração ao Abril Azul, mês escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre o autismo. A ocasião contou com a participação de uma instituição social multidisciplinar, que atende crianças, jovens e adultos PCD (Pessoas com Deficiência), com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Doenças Raras, acompanhados de sua Comissão de Acolhimento.

O grupo iniciou com a visita ao interior da aeronave C-130 Hercules, um dos maiores aviões já operados pela FAB e que se encontra em exposição no MUSAL e, em seguida, percorreram as salas conhecendo o acervo e as respectivas histórias na Aviação.

Após esse passeio, todos foram conduzidos para participar de oficinas socioeducativas no Espaço Azul, ambiente adaptado especialmente para pessoas com TEA na Sala de Atividades Educativas do museu. Esta atividade foi organizada pelo MUSAL em parceria com a equipe do Serviço Social dos Afonsos (SESO-AF), organização subordinada ao Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP-AF).

O MUSAL está comprometido com a promoção da inclusão e da acessibilidade para todos os públicos. Além do Espaço Azul, o museu da FAB oferece outras facilidades e recursos para Pessoas com Deficiência, como: rampas de acesso, elevadores, banheiros adaptados e acessibilidade, a fim de garantir uma experiência segura e agradável para os visitantes.

A ação referente ao Abril Azul no MUSAL foi elogiada pelos participantes, em particular pela Coordenadora da Comissão Acolhimento a Pessoas com Deficiência (PCD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, Glauciê Gleyds. “Foi um prazer e uma honra estar aqui com o nosso grupo e encontrar um museu inclusivo de verdade, onde a atitude das pessoas reflete o compromisso em mostrar que o mundo é de todos e reconhece as pessoas sem rotular por seus diagnósticos”, afirmou a Coordenadora.

Por meio de ações como esta, o MUSAL e a FAB reforçam o compromisso com a reflexão sobre a autonomia de pessoas com TEA e com a missão de estar onde o Brasil precisar.

Fotos: Civil Gastão / Musal 

 

 

imagens/original/47137/_I2A7689.jpg
imagens/original/47137/_I2A7735.jpg
imagens/original/47137/_I2A7743.jpg
imagens/original/47137/_I2A7794.JPG
imagens/original/47137/_I2A7819.JPG
imagens/original/47137/_I2A7891.JPG
imagens/original/47137/_I2A7902.JPG